quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Um pouco de Literatura Infantil


  Oii Pessoas , depois de quase 2 meses sem publicar , estou de volta ! Vou comentar um pouco sobre a autora Maria de Fátima Gonçalves Lima , já ouviram falar?? Ela escreve, principalmente, livros infantis, por exemplo , O Castelo da Branca de Neve , A Sopa de Pedras , Os Cabelos de Rebeca , O Papagaio e a Rocodela , Renato e as Bananas Ourinhos ....
   Admiro estes livros ,especialmente pelo fato das ilustrações serem feitas por crianças . Na minha opinião , essa ''moda'' tem que expandir , pois torna o trabalho muito mais criativo e incentiva as crianças a lerem .
    O Castelo da Branca de Neve é a continuação da obra ''A branca de neve '' , de Charles Perrault. No filme há um fim para a história , mas na verdade não tem ''the end ''. Branca de Neve terá uma filha chamada Nivia , que conseguirá com a ajuda dos sete anões e a mãe , salvar o pai . Tendo uma longa jornada....Onde os sete anões enfrentam seres da mitologia grega . Existe algo de diferente em um dos anões , que não vou contar, se não perde a graça .
   O Papagaio e a Rocodela envolve um caçador e um papagaio ,que ama rocodela . Acho que vocês estão se perguntando sobre , o que seria uma rocodela de fato . Perguntei à autora e a resposta foi '' é um fruto imaginário que eu inventei '' . Eu particularmente imagino como uma espécie de coquinho .
   A Sopa de Pedras retrata de um andarilho e uma cigarra(ao longo da história ,ela se transforma eu uma criada de um castelo). Ambos preparam para algumas crianças uma sopa , com alimentos de vários lugares do Brasil .Enquanto os dois fazem o alimento , a criançada canta as cantigas de roda , como ''Um, dois , feijão com arroz /Três , quatro , feijão no prato /Cinco , seis , falar em inglês /Sete , oito , comer biscoito / Nove , dez , comer pastéis ''.
   Maria de Fátima diz que algumas de suas histórias eram contadas pela avó , por isso uma das coleções se chama , Histórias que a vovó Maria contava . Os filhos da escritora ilustraram os primeiros livros lançados . No primeiro semestre de 2013 , ela manifestou  lançar outra coleção em Goiânia , chamada Contos e Cantos das Águas . A autora diz desejar intensificar a presença de fadas nas histórias .

         Comentem :

* Já leram algum livro da Maria de Fátima ? O que acharam ?
* Qual livro ,vocês que leram ou não, acham melhores ?
* Desejam irem ao lançamento da nova coleção ?
* Que outras perguntas fariam à autora?
   

6 comentários:

  1. Nahim...muito bom conhecer novos autores. Adoroo livros infantis porque eles irão formar novos leitores do nosso mundo.
    Beijinhos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Paloma ,
      Obrigada por comentar =)
      Beijos,
      Diana :B

      Excluir
  2. Legal, ela ta tipo, passando as historias de geração em geração, só que para um publico bem maior '-' kk'
    Seguindo aqui, segue de volta?
    http://somente-um-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii Leandro ,
    Obriga por comentar :B
    Beijos ,
    Diana

    ResponderExcluir
  4. Oi, Diana! Livros infantis são ótimos incentivadores, até porque quanto mais cedo você começa a ler, mais tempo terá para ler... mais... livros. (isso ficou confuso, desconsidera)
    *Livros de fantasia com fadas costumam ser muito bons! Sério, não importa se é indicado para um bebê ou um senhor de 100 anos: se tem fada, deve ser, no mínimo, interessante. *-* Já quero ler! haha

    Beijos,
    Anna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Anna,
      Obrigada por comentar ! É verdade , livros infantis são mesmo incentivadores . Que bom que você quer lê-los !
      Beijos ,
      Diana :B

      Excluir