sábado, 26 de maio de 2012

Dança Contemporânea

     Pretendo falar um pouco sobre a dança Contemporânea  , pois é uma das melhores danças que já pratiquei e sua história é bastante interessante .


    O século XX apresentou muitas mudanças , pesquisa e descobertas . Quanto na arte , ciência e na dança , onde muitos padrões foram quebrados para que novos valores fossem construídos .
  
   Alguns dos principais artistas desse século que revolucionaram a dança  são :

       Isadora Duncan 

     Nos Estados Unidos surge Isadora Duncan (1877-1927 ) com sua dança engajada , exaltada de criações e liberdade . Cansada da imagem do balé clássico , surge uma dança em total harmonia com as emoções e a natureza.
    Então ela trouxe uma técnica nova . Foi a primeira a negar o balé clássico e os aprisionamentos que o ademicismo trazia . Ela trouxe a ideia de libertação que revolucionou e ignorou desta forma um novo momento sobre o fazer e pensar .
   Sua técnica era fazer gestos naturais , andar , correr , saltar, ''escutar as pulsações da terra '' , obter à ''lei da gravitação ''.
  Suas vestimentas era túnicas leves e pés descalços , que foram uma nova mensagem para a Europa em sua permanência em Londres e Rússia e suas turnês pela Alemanha e Paris , além de sua perseguição pela Grécia . 


     Pina Bausch 
 

      Pina desenvolve seus trabalhos desconstruindo pequenos gestos cotidianos , partindo da repetição, transformando em pequenos movimentos , que se tornam um grande espetáculo. O choro , o sorriso , a raiva , a fala , as amarguras do mundo entram na sua dança . Utiliza a técnica do balé , tanto para o treinamento de seus bailarinos (no Wuppertal Tanztheater  , onde ela dirige desde 1973)  quanto para os seus espetáculos.
    Já participou de filmes com suas danças e vídeos deslocando gestos para longe de seu contexto original e os remodelando em sequências nada lineares , sempre se permitindo misturar com outras artes , figurinos , cenários , teatros, música . Com o objetivo de tocar o espectador através da reflexão sobre a vida comum e seus valores morais, éticos e estéticos. 

     Podemos perceber as trocas entre a tradição da dança clássica , os movimentos causados e como é a dança Contemporânia. Pois nesta dança tem que apresentar uma representação clara do tema .

     Para vocês  verem   como é esta dança olhem esse video , que pode ter uma imagem de algo trágico, como uma guerra .

              ( Obs: foquem na dança e na música , não das conversas de quem esta filmando kkkk )


Comentem sobre o que acharam da dança , se já praticam ou já tinham ouvido falar dela , apresentam outras novidades sobre o assunto e que nota os leitores dão a esta postagem .

4 comentários:

  1. Oi Diana,
    achei bem interessante e realmente aprimorou meus conhecimentos haha'
    Nunca pratiquei essa dança, até pq eu danço mal kk'
    Mas parabéns, ficou ótimo. Acho que seria interessante se você colocasse mais sua opinião (:
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suh ,
      Obrigada por comentar e pela observação.
      Beijos ,

      Diana :B

      Excluir
  2. Oi Diana,
    Dança contemporânea me lembra uma professora pedindo aos alunos que andassem de um lado a outro da sala de maneiras "diferentes". Hehehe.
    Até que é interessante esse jeito um pouco mais expressivo e leve(muito leve, a dona Isadora tá voando lá em cima) de dançar. :)

    Pois é, você pode acrescentar mais o que acha disso tudo, citar exemplos, coisas do tipo. :D

    Beijos. ;*
    Anna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Anna ,
      Como posso esquecer da professora fazendo aquele teatro estranho com a gente kkkk.
      Vou acrescentar mais minha opinião , obrigada pela alerta kkkk.
      Beijos ,

      Diana :B

      Excluir